quinta-feira, 14 de abril de 2011

FUNÇÕES BIOLÓGICAS DOS ANTICORPOS

Quando moléculas estranhas invadem o organismo, o sistema imune responde produzindo anticorpos, glicoproteínas que se ligam a antígenos, a células especializadas ou ainda a proteínas do próprio sistema imune,como as imunoglobulinas, moléculas de anticorpo com características estruturais que refletem sua função constituídas de quatro polipeptídeos, compostos de subunidades chamadas de aminoácidos formando uma estrutura em forma de Y.


Uma unidade estrutural Y é constituída por 3 fragmentos: um fragmento cristalizável (Fc), envolvido na regulação imune, e dois fragmentos ab (Fab), cada um possuindo um sítio que pode se ligar a um antígeno e a outra região entre Fc e Fab permite movimentos laterais e rotacionais dos dois sítios de ligação, possibilitando a interação com vários tipos de antígenos de diferentes conformações a função efetora de um anticorpo está diretamente associada à necessidade de um receptor da região Fc (FcR) no seu alvo. Só assim o anticorpo terá possibilidade de combater um antígeno. A ligação do Fc de uma imunoglobulina ao seu respectivo receptor em uma célula fagocítica, com conseqüente ingestão e digestão do complexo imune, consiste em um relevante mecanismo de defesa induzida.

CLASSE DE ANTICORPOS

As classes de anticorpos se diferenciam pela cadeia pesada de suas moléculas, permitindo funções peculiares em diferentes tipos de resposta imune e diferentes etapas da maturação desta resposta. A diferença entre as cadeias pesadas ocorre por divergências nas seqüências protéicas principalmente no Fc em cada classe. As classes podem também variar o número de unidades Y e conseqüentemente o número de sítios de ligação.
São conhecidas as seguintes classes de anticorpos: IgG, IgM, IgA, IgE e IgD, sendo denominados isótipos. Suas cadeias pesadas são determinadas pelas letras gregas minúsculas respectivamente. Os isótopos podem, ainda, se diferenciar em subclasses. Por exemplo, as IgG possuem três subclasses, IgG1, IgG2 e IgG3.
A molécula de IgM foi a primeira a aparecer durante a evolução dos vertebrados. Ela é expressa nos linfócitos B que começam a se desenvolver e constituem a primeira linha de defesa humoral.
A IgA é isolada de secreções exócrinas, associada a um componente secretório que se liga à porção extracelular do receptor das imunoglobulinas periféricas. Esta classe pode se apresentar em uma forma monomérica, encontrada no soro sangüíneo com funções semelhantes à IgG, e nas formas dimérica ou trimérica. O componente secretório é responsável pela transcitose da IgA dimérica através de células epiteliais da mucosa e tecido, além de tornar as imunoglobulinas mais resistentes à ação proteolítica presente nas mucosas.
A IgE diferencia-se por se ligar aos mastócitos e por causar sensibilizaçãoda pele em processos alérgicos
As IgG constituem o maior componente da resposta imune humoral, sendo a principal classe presente no sangue, linfa e fluidos peritonial e cérebro-espinal, constituem 75% das imunoglobulinas presentes no sangue.

Um comentário: